08/07/2010

Fotografia, cores e emoções!

         Que dispare o primeiro flash quem não gosta de cores! Eu  particularmente apesar de adorar as fotografias em P&B por exigirem um olhar como eu sempre digo:"mais demorado", sou apaixonada pelas cores, seus contrastes  e  as emoções que elas podem proporcionar na fotografia .Pois é cor e  fotografia, ou seria  cores, fotografia e emoções? Sim, já se sabe que as cores tem sua psicologia e que ela reflete muito do nosso momento, como estamos nos sentindo. Já ouvi  falar da teoria do bom uso das cores na  fotografia ( convenhamos não só para fotos né..rs)  que sugere  que em todos os elementos da fotografia, a cor é de longe o mais poderoso, e portanto que deve ser usado com o máximo de cuidado, por que ao contrário dos outros elementos, a cor desperta  fortes reações emocionais . 
           Logicamente que conhecer as ténicas de fotografar é fundamental mas poder "proporcionar  emoções, sensações " com  a mistura das cores  e seus contrastes na  hora de compor uma foto  é bom demais, gosto de tudo que é criativo, original e nada melhor do que as cores para aprender e por em prática. Há quem não goste muito dessa "fotografia de cores vibrantes, com tantos contrastes," mas é uma questão de gosto, ou talvez seja  o reflexo do momento de cada fotógrafo, há de se pensar a respeito.


 (Círculo Cromático, usado por  artistas, designers, arquitetos, para causar situações na percepção humana, combinando assim as cores para gerar efeitos, de modo que se usarmos um certo tipo de combinação , obteremos   um ambiente mais calmo , uma pintura mais suave, uma fotografia que nos prende o olhar , desde que a usemos na proporção correta é claro.)


E aí, se convenceu do quanto as cores e emoções se relacionam? Ou você nunca chegou em casa e disse : estou "azul" de fome, "verde"de raiva, vi a fulana, estava apática, pálida, ou ainda  ouviu alguém lhe falar: sinto uma inveja "branca", já né?


Mas chega de papo, posto aqui algumas das minhas fotos "coloridas" que gosto, e espero que gostem.

Crianças e festas infantis são uma boa pedida para muitas fotos coloridas né?



Quer ambiente melhor para fotos coloridas do que a natureza? 









Já viu em alguma gôndola de supermercado foto de comida em  preto e branco?acredito que você não compraria, ou ficaria na dúvida né?  pois é, são as emoções, sensações que estão ali  entre as cores  nos rodeando. 




  
Logo no início,  comecei a fotografar e  convertia muitas fotos coloridas em preto e branco, sem critérios, só por converter pois parecia bonito (só parecia!), hoje tenho a certeza de que  tudo na vida tem seu momento até o PRETO E BRANCO.

Assim fica melhor né?




Então, gostaram?Um dia super colorido pra vocês! Bjos, comentem! E até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário