26/01/2010

Hoje em dia a fotografia é barata?!!?Não gostou das fotos?Apaga e pronto!....Será mesmo???

Olá pessoal, passei por aqui rapidinho pra deixar um texto que fiz hoje, enquanto tomava café da manhã.....rsrsrsr. Espero que gostem.

Hoje em dia a fotografia é barata?!!?Não gostou das fotos?Apaga e pronto!....Será mesmo???

Provavelmente você já deve ter comentado ou deve ter pelo menos ouvido essa frase: “hoje em dia a fotografia é barata, não gostou da foto ? não tem que revelar, apaga e pronto!”......mas infelizmente , não é bem assim.A tecnologia pode sim ter nos facilitado em alguns quesitos mas de uma forma geral posso dizer que com certeza a fotografia não sai tão barata quanto parece.Por que?

Ok, vamos começar pelo item “computador”, sim, pois é , precisamos de um se quiser- mos ter onde pelo menos deixar as fotos.......e hoje em dia com o aumento da qualidade das fotos, mais pesados são os arquivos, sendo assim, é necessário investir em equipamento de qualidade. Depois vem os acessórios, cd, DVD, pen drive etc , Ah, os cartões de memória, sim mais os cartões , senão onde armazenar toda essa quantidade de fotos disponível !?.....Lembrando que todos esses materiais precisam de constante atualização.

Agora o item “Pós produção”, precisamos de aplicativos para poder editar nossas fotos
( qualquer pessoa deseja hoje pelo menos “cortar” algo na sua foto, algo que não gostou , e programas de edição mais aprimorados com maior qualidade como Photoshop e Lightrom custam caro. Lembrando que esse item também precisa de atualizações.


E a “Internet”?.....precisamos dela, pois assuntos de fotografia que nos interessam achamos grande parte lá, sem contar nos sites, blog, portfólio, hospedagem, domínio, flickr, orkut, twitter, email enfim nossos contatos e meio de divulgação estão quase todos lá.Me refiro ao custo mensal para manter tudo isso.

E por fim mas com certeza não menos importante e nem um pouco “barato”são os equipamentos fotográficos: É IMPRESSIONANTE a rapidez com que nossos equipamentos perdem a sua “validade”e em um mercado acirrado é quase impossível achar que da pra “ir levando com o que tem” por muito tempo.....Novas tecnologias, câmeras, lentes, flashs etc, consequentemente novos também.

Uma vantagem dessa era digital mas que também inclui gastos é a de praticar muito, pois assim podemos melhorar o nível das fotos e obter grande qualidade nas mesmas.

E uma Grande desvantagem da fotografia digital: fotos são guardadas nos computadores, e vivemos no mundo dos vírus digitais. Assim as pessoas em sua grande parte não revelam suas fotos pela comodidade de às ter em casa no computador mas não se dão por conta de que a qualquer momento podem perder tudo por vírus ou outros apetrechos que adoram invadir nossos computadores, ou ainda roubos de equipamentos, ou por um PC que pifou e daí aquela foto (melhor dizendo arquivo, pois enquanto não a imprimimos não considero “foto de fato”) que era importantíssima, cheia de significados que ia pro álbum para mais tarde relembrar momentos bons e mostrar para as pessoas que gostamos simplesmente não existe mais. Enfim, por esses e outros motivos não considero a fotografia de hoje barata, acredito que o custo se equivale a era analógica.

Então vai a dica (que tenho aplicado para mim também lógico): Podemos estar na era digital, mas pelo menos seria bom que providenciássemos as impressões das fotos que mais gostamos para depois essa tecnologia que se diz tão “barata” não acabar custando “caro”, afinal fotos são a memória viva dos melhores momentos de nossas vidas.
(TEXTO POR CRIS MOTTA)

Um comentário:

  1. noósssaa!! ta perfeito o post mto tri mesmo =] e é bem essas q tu falou mesmo.. a fotografia de hj em dia nao é tao barata quanto parece... nós mesmos sabemos.... estamos lutando por equipamentos melhores o dia inteiro.. o tempo todo........
    fazendo esforços para poder comprar uma camera que ao menos faça o que precisamos... =]
    mto bom o post

    ResponderExcluir