04/01/2010

História da Fotografia


A fotografia foi anunciada ao mundo, oficialmente ,em Paris, na Academia de Ciências da França, no dia 19 de agosto de 1839, consagrando o processo desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre.
Pesquisadores existiam em outros locais, que também haviam chegado a resultados satisfatórios, mas não tiveram os "padrinhos" que Daguérre teve. Entre eles, Hércules Florence que, no Brasil, na então pequenina Vila de São Carlos (hoje a cidade de Campinas, SP), comprovadamente já realizara fotografias em janeiro de 1833 e foi o criador, em 1832, do vocábulo "Photographie", definidor do processo de impressão de imagens pela ação da luz. O fato é que o invento de Daguérre conquistou êxito mundial e rapidamente se tornou conhecido em todo o mundo.
No Brasil , chegou em Janeiro de 1840 pelas mãos do abade Louis Compte, que o demostrou no Rio de Janeiro. Com a divulgação do processo e sua repercussão popular, logo surgiram nos países da Europa e nos Estados Unidos, milhares de praticantes que em seguida se reuniriam em associações fotográficas onde expunham os resultados de suas pesquisas procurando aperfeiçoar o processo e discutiam as várias implicações técnico - artísticas que ele suscitava. Isso não aconteceu no Brasil, onde a divulgação da fotografia ficou restrita a poucos profissionais - a maioria dos quais estrangeiros que ali encontraram um novo e promissor meio de vida e, por razões obvias, procuravam guardar para si os "segredos" da nova arte .

Fontes:
Foto Cine Clube Bandeirante, Confederação Brasileira de Fotografia, A Fotografia Moderna no Brasil