22/01/2010

A importância do Fundo na Fotografia.

Hoje sei  o que me encomodava tanto, ao olhar certas fotografias e acredito que você já deve ter percebido isso também.......Parecia que havia uma espécie de poluição visual ao olhar, e havia mesmo, era o fundo tirando a atenção do assunto. Agora é uma de minhas prioridades ao fotografar, cuidar o fundo que irei compor na fotografia  para chamar o "olhar" para onde ele realmente deve se deter, o assunto principal. .Estou postando algumas dicas que encontrei e achei interessante dar uma olhadinha.


(Texto por Eliane Tarrataca)

           Tenho observado que muitas pessoas calculam a entrada de luz, arrumam o foco e escolhem qual a melhor velocidade para fotografar o assunto desejado, mas esquecem de um elemento de extrema importância de uma imagem: o fundo. É impossível obter uma ótima fotografia se ela não tiver um fundo que complemente o assunto. Na maioria dos casos, devemos optar por um fundo neutro, ou seja, ele não deve interferir e nem roubar a atenção do assunto principal. Até mesmo porque ele pode acabar modificando o significado da fotografia. Por isso é tão importante começar a prestar mais atenção em tudo o que estiver enquadrado.
Também não podemos esquecer que nem sempre o fundo é agradável, um ambiente “pavoroso” compromete, e muito, o resultado final. Mas nada que um ângulo diferente não resolva. Por exemplo, se você quer fotografar alguém, mas tudo atrás da pessoa é desequilibrado, aproveite o céu azul ou nublado – que também dá ótimos resultados.
Outra sugestão é usar uma teleobjetiva (que também possui um ângulo de aceitação menor) com a maior abertura possível. O resultado é um fundo presente, mas totalmente desfocado, destacando o objeto principal da imagem.
Quer um exemplo legal? Fotografar uma noiva com a igreja toda (parte externa) no fundo, levemente desfocada, de um ângulo diferente (por baixo, por exemplo) resultará em uma imagem muito mais atraente e comunicativa que uma simples foto de uma noiva sorridente na frente de porta com um enquadramento centralizado. Entende?
Não podemos nos preocupar apenas com as medições de iluminação, velocidade e foco. A fotografia é muito mais que isso.

Um comentário: