19/01/2010

Sou Fotógrafa Profissional Amadora!

Uma constante confusão  no meio da fotografia, que tenho observado muito é quanto aos termos "fotógrafo amador"  e "fotógrafo  profissional", onde os conceitos deveriam ser definidos e entendidos pela sua própria origem  e não para qualificar as fotos nem muito menos quem as fotografa.Acabei encontrando um texto da fotógrafa Claudia Regina  que esclarece de forma simples e objetiva a real definição de amador e profissional, para que fique claro essa confusão.Segue o texto abaixo e Boa leitura!

  Sou uma profissional amadora!

Às vezes vejo uma concepção estragada da definição de “profissional” e “amador”. Vejo pessoas se referindo ao profissional como aquele que sabe fazer boas fotos e o amador como aquele que ainda não sabe. Isso não faz sentido!
A palavra profissional, como é de se imaginar, vem de Profissão. Já a palavra amador vem do latim amator, que significa Amante. Nos sentidos originais da palavra o profissional é simplesmente aquele que faz da Fotografia a sua profissão, enquanto o amador é aquele que faz da Fotografia um hobbie, porque é o que ele ama fazer. No passado poderia existir alguma diferença de qualidade entre um e outro, mas hoje com o acesso facilitado às possibilidades de fotografar isso não existe mais. Hoje tanto o profissional quanto o amador têm as mesmas chances de fazer lindas fotos. A diferença é que um deles também é empresário e vende a fotografia.

O mundo em tempos de câmeras baratas

Vejo muitos que trabalham com foto se queixando de toda essa facilidade de acesso à Fotografia. Dizem que o mercado está cada vez mais prostituído e que os amadores estão tirando o trabalho dos profissionais. Eu penso o contrário. Acredito que essa facilidade de acesso é maravilhosa para aqueles que realmente gostam e se dedicam a saber Fotografar.
Para deixar claro: desde que cada fotógrafo ofereça ao cliente aquilo que pode entregar está tudo bem! Existem clientes para todo tipo de fotógrafo e preços. Não existe mercado prostituído se você sabe o que está fazendo.
Ao invés de uma profissão elitizada e somente nas mãos daqueles com dinheiro para cobrir custos altíssimos vemos gente super talentosa que conseguiu seu espaço justamente porque a fotografia hoje é mais barata, o conhecimento mais acessível e o reconhecimento mais democrático.
Pessoas talentosas que nunca teriam uma chance a 20 anos atrás por não terem nascido em berço de ouro, não terem acesso ao conhecimento ou não terem os contatos certos para conseguir reconhecimento.
Ao contrário dos xiitas que acreditam que “tanta gente fotografando” atrapalha a Fotografia a verdade é que isso só ajuda. Vamos a um exemplo:
Em 1989 foi feita uma foto histórica na Tiananmen Square. Um homem se colocou na frente de um tanque e o fotógrafo Jeff Widener estava lá para registrar. Ele não precisou fazer um primor da composição, nitidez e exposição. Ele registrou o momento e será reconhecido eternamente por isso.
E se isso acontecesse hoje? Seriam centenas de fotógrafos (e mais algumas centenas com seus celulares) registrando a cena. Não é mais preciso simplesmente estar lá! Para que algum deles pudesse realmente se destacar seria preciso muita técnica para fazer uma foto espetacular.

A facilidade de acesso na realidade aumentou a qualidade das nossas fotografias

Isso é tão óbvio que fico até com vergonha de dizer: o fato de que mais de quatro mil fotos são enviadas por minuto no o Flickr só faz com que a qualidade do fotógrafo seja cada vez mais essencial. Como se destacar dessas milhares de fotos? Procurando fazer fotos perfeitas em todos os aspectos!
E o melhor: todos têm a chance de fazer essas fotos e de conseguir o reconhecimento por isso.
Hoje eu não posso ser simplesmente profissional. Tenho que ser uma profissional e também amar a Fotografia. (Texto da Fotógrafa Claudia Regina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário